Mini de 1975

Home Contactos Procura

Home
Up

 

Fotos do processo de restauro do Mini do Rui. Adquirido em Agosto de 2006 já num iniciado processo de recuperação, processo este abandonado pelo anterior proprietário e que eu decidi dar continuidade. Recuperação lenta devido a outras prioridades, mas que não ficará no esquecimento.


O anterior proprietário pretendia fazer uma versão para a competição como se fazia na época, e réplica das muitas que ele fez, algumas para ele e outras para clientes seus. A ultima que ele teve e que fez algumas provas desportivas, apresentava-se todo redondinho sem as conhecidas calhas de água, e com o bocal de enchimento do deposito da gasolina no interior da bagageira, esse Mini também tinha o tejadilho rebaixado, mas neste não o vou fazer. Na zona onde vou cortar as calhas de agua terei de reforçar toda a zona para que a chapa não se separe, e não poderei efectuar cordões de solda seguidos para evitar os empenos dos painéis de chapa.

O projecto será fazer uma versão para a competição e que após o restauro da chapa, será estudado em função do troféu em que irei participar, toda a base de mecânica a utilizar e restantes "pimentas".

,


Os locais com maior necessidade de cuidados são o fundo da mala e a zona dos pés do pendura que têm de ser substituídos.
Fundo da bagajeira que vai ser substituido. Fundo da zona dos pés do pendura também será susbtituido.

 

O fundo dos pés no lado do condutor já foi reparado e já lhe apliquei o primário.
Fundo da zona dos pés do condutor já reparado e com o primário aplicado.

 

As calhas da lateral esquerda já estavam retiradas, apenas terminei o trabalho e aperfeiçoei o que estava feito.

 

As cavas de roda da frente e trás esquerdas, já levaram uma valente dose de discos de nylon, levando de seguida o banho de primário.
Cava da roda de trás esquerda. Cava da roda da frente esquerda

 

Toda a lateral esquerda incluindo a embaladeira estava impecável, foi lixar e aplicar o primário.
Lateral esquerda já com primário. Embaladeira esquerda já com primário.

 

O restante interior está muito bom sendo só necessário uma "lixadela" e aplicação do primário.

 

O restauro do Mini voltou de novo ao activo, já foram executadas diversas tarefas que tinha programadas para a segunda fase do restauro.

 

O interior foi todo lixado, reparei os fundos, parte da embaladeira direita, substituindo a chapa corroída, apliquei cola de juntas apropriada em algumas uniões da chapa. O primário anticorrosivo foi aplicado e aguarda o processo de pintura.

 

O fundo da bagageira tb foi reparado, e substituída a chapa corroída, as portas e a tampa da mala tb foram tratadas e aguardam a sua pintura.

 

Substitui o avental traseiro, pois estava um bocado danificado.

 

No final esta foi alguma da chapa substituída.

 

Após toda a chapa reparada e o anticorrosivo aplicado, dei-lhe uma camada de anti-gravilha, que o vão proteger da maioria das intempéries durante a sua utilização.

 

Os amortecedores traseiros estão operacionais e levaram uma pintura nova sendo de seguida montados no charriot traseiro.

 

Os trabalhos continuam, o charriot traseiro foi todo desmontado peça por peça, levando um banho em jacto de areia para retirar a ferrugem que por lá havia, apliquei o anticorrosivo e um banho de tinta. Na altura de montar todos os componentes da suspensão, as folgas foram todas cuidadosamente corrigidas. Finalizado o processo de montagem, estava na altura ideal de montar o charriot no seu local de origem, ficando só a faltar montar as maxilas e os bombitos dos travões. 

 

 

O passo seguinte, foi o charriot dianteiro, levou o mesmo tratamento que o traseiro, folgas corrigidas, rotulas reparadas e afinadas, depois da pintura, está pronto para receber o motor.

 

 

O motor desmontado e verificado, a cabeça toda descarbonizada, e levou um jogo de reparação novo, não apresentava nenhum desgaste anormal, levou uma tampa de termóstato e um termóstato novos, o tubinho que liga a cabeça a bomba de agua tb foi substituído.

Depois de o motor todo armado, aguarda a colocação de foles de transmissão novos e foles da cx de direcção tb novos.

 

* Outubro 2012

Depois de algum tempo parado a recuperação do mini voltou a andar, o motor foi armado e montado no charriot pronto a trabalhar, afim de ser testado antes de ir para o carro.

 

 

* Novembro 2012

Apliquei anti gravilha na bagageira para protecção extra do interior.

Já pintado pronto a receber o deposito de combustível.

Montei a tampa da mala para afinar as folgas e algum empeno da tampa da mala.

Deposito de combustível montado no sitio e as linhas de combustível ja instaladas até ao carburador.

Os cabos da bateria já estão instalados.

 

15-12-2012

A instalação foi toda revista e reparada

 

01-01-2013

No primeiro dia do ano, comecei por montar a bomba de gasolina nova, e afinar as folgas das portas, necessitaram de um pequeno ajuste e ficaram no ponto.


Home | Os meus clássicos | Agenda 2014 | Garagem | Logos | Encontros Clássicos | AVCB | Informações BMW | Matriculas | Filmes | WEB SHOP | Novidades do Site | Mapa do Site

Qualquer questão relacionada com o site contacte o nosso webmaster [Rui Rego].
Copyright © 2004 [BMW2002ti.eu]. All rights reserved.
Ultima Actualização: domingo, 01 Junho 2014 17:06:06 +0100.