Restauro do 2002

Home Contactos Procura

Home
Up

 

Aqui ficam algumas fotos do processo de recuperação e alteração do meu '02, saliento que todos os itens alterados são fáceis de colocar como de fábrica e as peças originais estão guardadas religiosamente para que possam voltar à viatura, ficando assim o carro a meu gosto e de modo a que eu possa usufrui-lo diariamente se desejar.

 

Quando o comprei no dia 18 de Julho de 2004...

 

Resultado final, após a recuperação...

 

Aspecto do interior antes de efectuados quaisquer trabalhos.

 

Guarnições dos comandos da chaufagem, antes e depois...

 

Aspecto da coque do motor após aplicação do primário.

 

Após a aplicação do anti-gravilha...

 

Após a aplicação da tinta, a minha primeira experiência à seria em pintura automóvel.

 

Interior da bagageira após aplicação do anti-gravilha...

 

Interior da bagageira após a pintura...

 

 

Interior da coque do motor a se compor, já com a instalação eléctrica reparada e motor no sitio.

 

Motor e bagageira pronta.

 

Travões totalmente reparados.

 

As jantes para as brincadeiras, antes e depois da pintura.

 

 

Alguns pormenores do interior, consola central refeita, adicionei-lhe um voltímetro e um vacuómetro.

 

Panela central artesanal, panela esta que aproveitei de um Visa bicilindrico, a sonoridade é única.

 

Alguns adereços para as corridas, as Baquets são muito cómodas e dão um excelente apoio, o volante é "original BMW" era de um E87 e depois de aplicado ficou à maneira, dá uma excelente condução. Os cintos originais estão montados e se for necessário podem ser utilizados. Depois há este aparelho que é um tipo de Terra-trip que ajuda bastante na navegação, podendo mesmo apresentar cerca de 4 informações no display, velocidade , kms totais, kms parciais , nº de nota do Road Book, entre outras combinações possíveis, tem horas, voltímetro, muito bem construído.

 

Mais uns pormenores.

 

  

Os primeiros venenos começaram a ser montados, os duplos chegaram, são uns Dellorto DHLA 40F, montados num colector de admissão Vergasertechnik.

 

Aspecto final com as cornetas montadas, também um filtro de gasolina com regulador que era oriundo de um Alfa Romeo, tem um copo em vidro por causa da ferrugem.

 

As novas Jantes antes e depois da pintura, são as jantes para o dia a dia.

 

Depois foram montados estes colectores de escape 4-2-1.

 

 

 

Após o 1º encontro do Portal em Faro, e quase a chegar a casa, uma mola resolveu ceder e empenou uma válvula, a cabeça não sofreu nada. Após desmontar a cabeça verifiquei que estava uma válvula de escape estalada e facilmente se partiu, se fosse a válvula que albergava a mola partida, teria danificado seriamente o motor. À boa moda do português: "Ainda tive sorte".

 

 

Aproveitei e substituí os segmentos, segmentos estes que já apresentavam um grande desgaste. Os pistões, bielas e capas de bielas foram bem examinados e não apresentavam nenhum desgaste relevante, pesei por curiosidade cada conjunto biela/pistão e as diferenças de peso estavam dentro das tolerâncias especificadas. Ou seja está um motor equilibrado, também teria todo o interesse em equilibrar a cambota, mas como não a tirei e não apresentava desgaste, fica para uma próxima vez, mas bem longínqua vez.

 

Apliquei um radiador maior. Este radiador provinha de uma Alfa 75 turbo, e após três furos serviu na perfeição no '02. Só me falta chegar a cabeça para que esteja operacional para o próximo encontro. A ventoinha eléctrica já estava montada, e esta veio de um Renault, aproveitando os apoios da própria ventoinha, foi molda-los e apertar na frente do carro sem ser preciso danificar nada. A bomba de água e o termóstato já os tinha substituído anteriormente pelo que estavam novos.

 

Já está pronta a cabeça, derivado à falha da cabeça alterada E12, a minha escolha recaiu sobre a original 121, levou um conjunto de molas novas, foi rebaixada e reparadas algumas imperfeições, válvulas rodadas, afinadas ,levou vedantes novos, tudo como manda a lei.

 

Carburadores já montados no colector de admissão Vergasertechnik, os carburadores tinham uma especificação para a cabeça E12 alterada, depois de colocar o motor a funcionar talvez tenha de corrigir alguns gicleurs para a 121.

 

A distribuição é nova e o patim que estica a corrente levou uma pequena alteração para fazer face às novas características da cabeça, que que desta forma mantêm a corrente sempre esticada.

 

O sistema de ignição também foi melhorado, tendo o distribuidor levado uma revisão, com platinados e condensador novos, as velas também foram novas. Em vez de utilizar os comuns sistemas que suprimem os platinados, optei por utilizar um modulo electrónico comuns no R5, e bem mais barato de adquirir, neste sistema o platinado apenas tem função de interruptor de sinal para o modulo, sendo este ultimo responsável pela ordem de ignição. Todo o sistema foi afinado com a lâmpada estroboscópica.

 

O próximo passo serão as suspensões, vou colocar umas molas mais duras e amortecedores com outra taragem, para o bicho não adornar tanto.

 

Os abaulados do turbo, também já lhe estão destinados, é só haver tempo para aplicar os ditos no carro. Na frente são bastante simples de montar, atrás já é mais trabalhoso e implica cortar e moldar alguma chapa da cava de roda, mas nada do outro mundo.

 

Mais uma aquisição, são umas ATS alemãs, de 13'' x 6j, os pneus 205/60R13 já estão montados.

Novo Look , já com os abaulados da versão turbo montados.

22-06-2012

Em breve spoiler frontal da versão turbo

 

22-09-2012

Novo Look , já com o spoiler frontal da versão turbo montado.

 

27-09-2012

O sistema de ignição foi alterado por um distribuidor electrónico, com sistema de funcionamento por efeito Hall. O arranque foi melhorado, o equilíbrio e as prestações do motor melhoram bastante.

 

Presenças do meu 2002.

ACCA Novembro 05 Clássicos Populares ACCA Maio 06 CAP Dezembro 06 ACCA Janeiro 07

 

Rali Monchique 07 ACCA Julho 07 ACCA Agosto 07 ACCA Setembro 07 CAP Dezembro 07

 

BACP Janeiro 08 CAP 25 Abril '08 Portal dos Clássicos Castro Verde 2011 Passeio Lagoa 2011

 

     
Encontro clássicos Faro Novembro 2012 Encontro clássicos Faro Dezembro 2013      

Home | Os meus clássicos | Agenda 2014 | Garagem | Logos | Encontros Clássicos | AVCB | Informações BMW | Matriculas | Filmes | WEB SHOP | Novidades do Site | Mapa do Site

Qualquer questão relacionada com o site contacte o nosso webmaster [Rui Rego].
Copyright © 2004 [BMW2002ti.eu]. All rights reserved.
Ultima Actualização: domingo, 01 Junho 2014 17:05:55 +0100.